segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Diário Oficial publica pedido de abertura de CPI contra Yeda

A edição desta segunda-feira do Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul publicou a instituição da abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostos atos de corrupção envolvendo a governadora Yeda Crusius (PSDB-RS) e aliados. O requerimento, assinado por 39 deputados, entre governistas e oposição, foi aprovado na última sexta-feira pelo presidente da Casa, Ivar Pavan (PT-RS).

Os postos estão divididos: PT, PMDB, PP e PSDB terão dois representantes cada na CPI, enquanto PDT, PTB, DEM e PPS terão um. Haverá prazo de cinco dias para que as bancadas indiquem os nomes que vão compor a comissão. Após a indicação, haverá prazo de três dias para que a CPI seja instalada.

Entre os fatos que originaram o pedido de abertura, a deputada Stela Farias (PT-RS) cita, entre outros, "Ações e inquéritos no âmbito da Polícia Federal, Justiça Federal e Ministério Público Federal,com escopo na atuação de autoridades e titulares de cargos públicos do Estado do Rio Grande do Sul", conexão entre fatos investigados no âmbito da "Operação Solidária" envolvendo a atuação de agentes políticos, servidores públicos e réus da ação judicial decorrente da "Operação Rodin" e "interferência irregular de agentes públicos ou particulares na gestão do Detran".

Na publicação, a líder do governo na Assembleia, Zilá Breitenbach (PSDB-RS), escreve que "a proposta de instauração de CPI posta à apreciação de Vossa Excelência, ainda que imprecisa, faz transparecer o desejo de exclusivamente re-investigar fatos já esgotados nas searas competentes, vez que objeto de inquéritos policiais e/ou de processos judiciais, como é de domínio público".

0 comments:

Postar um comentário

Ver e Rever Copyright © 2011 | Template created by Ver e Rever | Powered by Blogger