quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Lula e Lindberg Farias definem estratégias para candidatura ao Senado pelo PT do Rio

Em uma reunião nesta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu com o prefeito de Nova Iguaçu (RJ), Lindberg Farias (PT), a estratégia para garantir a candidatura dele ao Senado nas eleições de outubro.

Segundo interlocutores petistas, no encontro, ficou definido que o principal argumento para forçar o diretório do Rio de Janeiro a referendar o nome de Lindberg na disputa é de que ele tem mais condições políticas para enfrentar os adversários do que a ex-governadora Benedita da Silva (PT).

Lindberg atendeu aos apelos de Lula e recuou no lançamento de sua pré-candidatura ao governo do Rio, mas exigiu em contrapartida a garantia de disputar ao Senado, vaga reservada para Benedita e que deve ter como adversário o ex-prefeito Cesar Maia (DEM).

O prefeito de Nova Iguaçu não quis confirmar a estratégia, mas reafirmou que desistiu de concorrer a governador porque Lula tem preferência pela reeleição do governador Sérgio Cabral [PMDB]. "Está decidido: vou ser candidato ao Senado. Ele sempre preferiu a aliança com o governador Cabral. Fiz isso por ele [Lula], atendendo a um pedido dele", disse.

A preocupação de Lula com o Rio é garantir unidade do palanque para a pré-candidata do PT à sucessão presidencial, ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) para poder tirar vantagem em relação à campanha tucana do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que sem candidato ainda enfrenta problemas para conseguir vitrine.

Segundo reportagem da Folha publicada no início do mês, sem nomes com densidade eleitoral no PSDB e no PPS, o candidato dos sonhos da oposição é o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ), que tem de 14% a 17%, segundo o Datafolha. O problema para Serra é que Gabeira terá que apoiar a senadora Marina Silva (PV) à Presidência.

Com o palanque de Cabral garantido, o presidente Lula espera transferir votos para Dilma. Na última pesquisa Datafolha, divulgada em dezembro, o governador do Rio é um dos mais fortes candidatos, de 36% a 39% das intenções de voto.

1 comments:

Naza do PT disse...

O Presidente Lula sempre foi um excelente negociador, disso ninguém duvida e nem tão pouco eu precisava estar aqui escrevendo o que todos já sabem. Lindberg, paraibano de e carioca de coração é um grande nome para a disputa do senado. Parabéns Lindberg pelo amadurecimento politico. Parabéns pelo blog e também sou um torcedor do maravilhoso Santos.

Postar um comentário

Ver e Rever Copyright © 2011 | Template created by Ver e Rever | Powered by Blogger