domingo, 8 de novembro de 2009

PT trabalha para arrecadar dinheiro pela internet

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), um dos poucos verdes que já tiveram experiência em campanhas majoritárias, critica a estimativa de gastos apresentada pelo PT. Embora a direção de seu partido admita que não tem a menor ideia de quanto deverá custar a campanha da senadora Marina Silva (PV-AC), Gabeira calcula que a disputa nacional deverá exigir, pelo menos, quatro vezes mais do que ele arrecadou em sua campanha pela prefeitura do Rio, que saiu por R$ 5 milhões. Ou seja, R$ 20 milhões.

- As circunstâncias do PT são muito especiais. Afinal, eles estão fabricando uma candidata. Isso exige mais gastos.

Terão de pagar para alguém ensinar a candidata a se vestir, a falar e a discursar. Fica muito mais caro. Mas o PT tem muito dinheiro. Aliás, lá jorra dinheiro por todos os lados - alfineta Gabeira.

Com o crescimento de Ciro nas últimas pesquisas, o PSB sonha alto. O tesoureiro do partido, deputado Márcio França (SP), prevê gastos de, no mínimo, R$ 100 milhões para sustentar uma campanha competitiva.

- Para ter competitividade e concorrer no nível dos outros, temos de arrecadar pelo menos R$ 100 milhões. O gasto maior que temos numa campanha é com os programas de TV: de R$ 10 milhões a R$ 20 milhões, com tempo pequeno.

A locação de avião para transportar o candidato não sai por menos de R$ 300 mil a 400 mil por semana - calcula França.

O tesoureiro do PT rechaça as críticas de que está prevendo valores muito altos em um país sem inflação. Ele diz que o valor estimado para 2010 é praticamente igual ao de 2006 - cerca de R$ 190 milhões, se considerar também os gastos indiretos feitos pelo partido na campanha presidencial. Ferreira está otimista e acredita que o partido conseguirá arrecadar o necessário para a campanha da ministra Dilma Rousseff: - Tem um fenômeno positivo para a eleição de 2010. As grandes empresas, os bancos assumiram que querem doar e não veem como algo atípico. Faz parte do processo democrático.

E a legislação abriu a possibilidade de doação de pessoa física pela internet. Estamos trabalhando para avançar muito neste campo, sair dos 1%, 2% das campanhas passadas.

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