quinta-feira, 16 de abril de 2009

"Bacia de Santos será mais importante"


Animado com mais uma descoberta no pré-sal, o diretor de exploração e produção da Petrobras, Guilherme Estrella, afirmou que em 10 ou 15 anos a bacia de Santos será mais importante para o Brasil do que a de Campos. Atualmente, a bacia de Campos responde por mais de 80% da produção nacional de barris de petróleo.

Na terça-feira, a estatal anunciou a descoberta de nova jazida de óleo leve no bloco BM-S-9, localizada em uma profundidade de 4.900 metros, na bacia de Santos. "O grande fato de tudo isso é a descoberta da bacia de Santos como uma nova e enorme província brasileira, certamente mais importante que a bacia de Campos. O futuro dirá isso", disse Estrella na entrada do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, realizado no Rio de Janeiro.

O bloco BM-S-9 está próximo do campo gigante de Tupi, no bloco BM-S-11, onde a Petrobras estima existirem reservas recuperáveis de 5 a 8 bilhões de barris. "É a menina dos olhos da Petrobras, sem querer tirar a importância de outras bacias do País. Em termos de perspectivas, Santos já é mais importante que Campos. Acho que em 10 a 15 anos a produção e a estimativa de produção (futura) serão maiores do que em Campos", acrescentou Estrella. Segundo o executivo, a vantagem da bacia de Santos é o petróleo de melhor qualidade e uma gama diversificada de óleo e reservatórios

0 comments:

Postar um comentário

Ver e Rever Copyright © 2011 | Template created by Ver e Rever | Powered by Blogger