terça-feira, 28 de abril de 2009

PF indicia Dantas e mais 11 em São Paulo..Mas e cadeia? Nada?


A Polícia Federal indiciou ontem o banqueiro Daniel Dantas e mais 11 pessoas no inquérito da Operação Satiagraha, ação deflagrada em julho do ano passado. O controlador do Banco Opportunity, que ficou em silêncio durante o depoimento na manhã desta segunda-feira na Superintendência da PF em São Paulo, foi indiciado pelos crimes de formação de quadrilha, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta e empréstimo vedado.

O delegado Ricardo Saadi, que conduz as investigações depois do afastamento de Protógenes Queiroz, deve remeter o relatório final das apurações ao juiz da 6ª Vara Federal de São Paulo, Fausto Martin de Sanctis, até o final desta semana. O procurador da República que atua no caso, Rodrigo de Grandis, afirmou que “não há hipótese” de não oferecer denúncia no caso.

A irmã do banqueiro, Verônica Dantas, e mais quatro diretores do Opportunity também foram indiciados pelos mesmos crimes: os executivos Daniele Ninio Silbergleid, Arthur Joaquim de Carvalho, Eduardo Penido e Norberto Aguiar. Em nota, a defesa de Daniel Dantas criticou o indiciamento do banqueiro. “O indiciamento, sem a existência de crimes, constitui mais um ato arbitrário da Operação Satiagraha”, declarou a nota, assinada pelo advogado Andrei Schmidt, para quem o objetivo da decisão policial é “fabricar provas como munição a ser usada em embate internacional”.

Inquéritos
Segundo a defesa de Dantas, o indiciamento “tem o propósito de produzir (uma) denúncia às pressas e justificar ilegais pedidos de cooperação internacional”. Na nota, o advogado refere-se indiretamente à condição imposta pela autoridade americana para manter o bloqueio de recursos do Opportunity.

Num outro inquérito, derivado da Satiagraha, a PF indiciou 24 pessoas, entre elas o megainvestidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, pelos crimes de evasão de divisas, operação de instituição financeira sem autorização, falsidade ideológica, fraude na administração de sociedade anônima e formação de quadrilha.

0 comments:

Postar um comentário

Ver e Rever Copyright © 2011 | Template created by Ver e Rever | Powered by Blogger